Ola meus queridos, esse post sera o primeiro de uma série. Vou falar aqui sobre uma coisa da qual (como arquiteta e artista plastica) entendo um pouquinho, rs rs, CORES!
Eu já estava a algum tempo querendo fazer uma serie sobre cores de paredes, tintas, acabamentos e afins… blogs de maquiagem indicam ou desvendam ou identificam cores de batom, blush, certo?!
pois então, a ideia aqui é mais ou menos essa, só que com tintas de parede, cores de laca, esmaltes, etc. rs rs
Vejo muitas pessoas com dificuldade de escolher cores bacanas pra pintar uma parede, ou ate mesmo um cômodo inteiro, e então acabam se mantendo apenas no branco ou beginho. O que esta super ok! branco é neutro, branco é lindo! nos adoramos o branco! rs mas até mesmo escolher uma cor “branca” ou off-white, tem seus segredinhos… e muitas vezes a pessoa gostaria de ter uma corzinha em casa mas acaba desistindo e optando pelo branco apenas por esse motivo.
É sempre difícil escolher uma cor, ainda mais quando você vai olhar pra ela todo dia!! precisa ser lindo, precisa combinar com seu gosto, com o restante da casa, não enjoar, basicamente precisa ser a cor perfeita! …ver se combina com o cômodo, se vai aumentar, pesar, diminuir, alegrar, deixar mais sério, enfim, as cores podem tem um poder bem forte sob o visual geral de um espaço e creio que mereçam a devida atenção e carinho na hora da escolha. E é para isso que estamos aqui! rs rs
O primeiro post, resolvi fazer sobre tons azuis, focando nos escuros e médios, por que?! porque eu estou escolhendo uma cor assim pra uma parede em casa e vi que pode ser um desafio! rs rs
No meu caso o azul que quero é quase um marinho, do tipo que pode facilmente ser confundido com o preto, se o ambiente não tiver a luz adequada interagindo com essa cor, então isso me rendeu uma pesquisa mais ampla, e muitas referencias lindas tiradas do Pinterest, inclusive em outros tons de azul, que vou compartilhar aqui, juntamente com as referências de cor mais parecidas que encontrei no catálogo das marcas que estou mais acostumada a trabalhar: Sherwin Willians, Suvinil e Coral, vou sempre tentar dar uma referencia equivalente de cada um desses catálogos, ou pelo menos duas opções de cor pra ficar mais fácil de encontrar!
Uma coisa que eu acho importante falar, a cartelinha colorida das marcas te mostra a essência da cor muito fielmente, porém é a luz do ambiente, o acabamento da tinta (fosco, acetinado ou brilho) e alguns outros fatores que determinarão se a cor ficará legal de fato naquele ambiente; principalmente a incidência de luz, que pode “clarear”ou “escurecer” bastante o tom final daquela cor.
Hoje em dia existem até aplicativos que simulam as cores em uma foto, mas eu particularmente nunca acertei com eles! rs rs
bora lá!?
Pra primeira foto escolhi um azul escuro lindo, quase marinho, levemente puxado pro petroleo, levemente dessaturado.
Ai céus Natalia, agora você complicou! o que é dessaturado??? Calma, calma! rs rs … você não precisa entender de matiz, saturação, temperatura de cor nem nada! mas se interessar, “dessaturado” significa basicamente mais “acinzentado” ou menos “vibrante”. Dessaturar uma cor é praticamente deixa-la mais “pálida”, mais “séria” acho que podemos dizer assim.
Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul
Vocês vão reparar que nem sempre a cor vai bater com todos os tons da imagem do ambiente, peguei esta foto de primeira justamente pra mostrar que a luz interfere SUPER! ok?!
Essas opções listadas acima são as cores que mais se aproximam da usada para pintar esse ambiente, certamente darão um efeito muuuuito parecido (ou idêntico) na sua parede, se você tem um ambiente iluminado como este!
E pra provar o que digo de que a luz influencia pra caramba, e que não adianta você pegar o conta gotas do photoshop pra tentar achar a tinta, rs rs
na imagem abaixo eu coloquei um pedacinho do TAG de cor e coloquei encima de áreas com diferente incidência de luz no cômodo, e dá pra ver direitinho o quanto a luz pode escurecer ou clarear o visual geral de uma cor, e é exatamente por isso que é tão complicado você determinar a cor pela tabelinha colorida na loja!
Repare no teto, aonde a luz é menos presente, como a cor parece mais escura; e por contraponto a parte próxima a mesa do computador, aonde a luz incide diretamente, fazendo a tinta parecer bem mais clara.
Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul
Outra influencia grande é o tipo de acabamento escolhido para a cor, neste caso, o acabamento é do tipo ACETINADO (meu favorito, por sinal) ou pode até ser um semi brilho (o semi brilho é diferente de marca pra marca, mas se você gosta desse efeito um pouco mais “glossy” dá pra escolher esse acabamento ao invés do acetinado) pra mim o acetinado é sempre assertivo! nem muito fosco, nem muito brilhante, e difunde a luz de uma forma muito bonita.
Um pequeno porém: quanto mais brilhante a tinta, mais vai marcar imperfeiçoes! então vale a pena avisar antes a pessoa que vai massear, que o acabamento da tinta será acetinado ou semi-brilho.
ATENÇÃO MEGA: não adianta você querer copiar esse look com uma tinta de acabamento fosco ok?! vai ficar uma bela caca! e dar um efeito bem mais escuro do que o esperado …uma tinta de alto brilho também vai refletir demais e deixar o ambiente “melado”. O tipo do acabamento é super importante!
Algumas cores e ideias pra vocês se inspirarem:
Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul
Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul Get The Color Natalia Billa Art Studio Ideias de cores paar Pintar sua Casa Azul

Posted by:nataliabilla

One thought on “Get The Color | Tintas na cor Azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *