Steven Tyler já dizia:

Pink it’s my new obsession
Pink it’s not even a question,
Pink on the lips of your lover, ‘cause
Pink is the love you discover.

Pink fever, Flamingo fever, rosa em Milão 2017, então post mais que merecido sobre a cor rosa!

Continuando a série GET THE COLOR, a cor escolhida da semana foi qual mesmo?!! …todos nos amamos o rosa, certo? e já faz um tempo que a cor deixou de ser exclusiva das girls! Agora o rosa é para todos. Yeah! Flamingos são rosas, o por do sol de Praga é rosa, meu móvel da sala é rosa e a Barbie adora! hahah quer mais motivos?! É lindo e pronto!

Pois então, bora lá?!

Antes das sugestões de tintas, gostaria de falar um pouco sobre cores, tonalidades, saturação, etc. Isso mais pra vocês entenderem um pouco melhor quando alguém fala “uma cor mais fria” ou “uma cor sóbria” (existe cor bêbada?) ou uma cor mais “vibrante”… enfim, provavelmente alguma vez na vida você já escutou esses termos relacionados a cores. Nos arquitetos usamos muito, mas não é todo mundo que entende o que isso significa quando se trata de uma cor. Vou tentar simplificar!

QUENTE X FRIO

Uma cor quente normalmente vai ter um tom mais puxado pro vermelho ou amarelo, enquanto uma cor fria, vai ter um tom mais puxado pro azul. o que isso quer dizer?!

escolhendo tinta para pintar sua casa na cor rosa

repare na cor do centro da tabela, escolhi um rosa “Barbie” nem quente nem frio, e dei uma esquentada pra esquerda e uma esfriada pra direita. Você consegue perceber que a cor da ponta direita passa uma ideia de uma cor mais “fria” enquanto a da estrema esquerda passa uma impressão de ser mais “quente”. Se eu colocasse as duas juntas e te pedisse pra associar cada uma com quente e frio, qual você apontaria para qual categoria?! Chega a ser meio intuitivo, certo?!

 

Agora falando de cor “sóbria” e cor “vibrante”, é mais simples, basicamente uma cor mais sóbria vai ter menos pigmento na sua composição, ela puxa mais pro cinza, pro “desbotado” ou pro pálido.

escolhendo tinta na cor rosa para as paredes da sua casa

O rosa do centro é o mesmo da tabela anterior, o “rosa Barbie” e o que eu fiz foi saturá-lo para a direita e dessaturá-lo para a esquerda. Dá pra perceber claramente que a cor da direita é uma cor mais vibrante, com muito mais pigmento do que a cor da esquerda, certo?! a cor da esquerda resultou em um rosê meio “queimado” (outro termo bastante usado para cor, que remete a algo que após queimado, teria um pouco de cinzas por cima) Deu pra entender?! Resumindo:

Dessaturado = desbotado, pálido

Saturado = “Cheguei” ahahah

 

agora quanto ao Claro x Escuro, a coisa fica beeem mais simples, basicamente a cor mais clara tem mais branco na composição, na tabela abaixo, não mexi em saturação nem temperatura de cor, só acrescentei branco pra esquerda e preto pra direita. ok?

como escolher tinta rosa para pintar sua casa

Agora pra finalizar o conceito de cor e suas variações, fiz duas tabelinhas só pra exercitar o entendimento, a cor base é a da direita e fui modificando pra esquerda:

como escolher tinta na cor rosa para as parede da sua casa

Agora vamos ao que realmente importa?! rs rs, as dicas de cores de tintas mais lindas para pintar seu ambiente \o/

Essa primeiro é um “rosa quase nada” bem neutro e bem clarinho, ideal pra quem quer uma corzinha, mas sem ousar, pode ser usado em qualquer ambiente e também é uma cor bacana para consultórios.

como escolher tinta na cor rosa para pintar sua casa Get The Color Pink Natalia Billa Art Studio

Essa segunda foto já tem um rosinha um pouco mais assumido, mas ainda assim uma cor leve, dessaturada e neutra.

como escolher tinta na cor rosa para pintar sua casa Get The Color Pink Natalia Billa Art Studio

Para a terceira foto, escolhi um “rosa enganadinha” pois na verdade essa cor é praticamente um marrom clarinho bem sóbrio com um leve fundo rosado, o contraste com o preto faz parecer mais rosa do que a cor realmente é! Essa cor é segura para quem quer usar rosa em um ambiente mais masculino.

como escolher tinta na cor rosa para pintar sua casa Get The Color Pink Natalia Billa Art Studio

Agora um rosa mais quente, puxando pro coral, clarinho. Você pode achar que a cor da paleta parece mais escura que a cor da parede da foto, porém lembre-se de considerar a incidência da luz, que em um ambiente claro pode afetar bastante o visual final da tinta, especialmente se o acabamento escolhido for um acetinado ou semi-brilho. (para o efeito como o da foto o ideal é o acabamento acetinado, mas se você prefere uma cor mais “sólida” pode trocar por um acabamento fosco)

como escolher tinta na cor rosa para pintar sua casa Get The Color Pink Natalia Billa Art Studio

Agora vamos aos mais ousados?! … nesta foto, nem rosê, nem bordô, um tom entre os dois! Impactante porém sóbrio. Os Boiseries (Essas molduras na parede) adicionam um tom clássico e sofisticado, contrastando com a cor ousada! Amo! (Acabamento acetinado para esse efeito, ok?!)

como escolher tinta na cor rosa para pintar sua casa Get The Color Pink Natalia Billa Art Studio

Para a ultima, um tom sobre tom suuuuper moderno, usando um rosa antigo gelado contrastando com a parede vinho. (Aqui claramente o acabamento das tintas é o acetinado, então não vale trocar por fosco neste caso, ok?)

como escolher tinta na cor rosa para pintar sua casa Get The Color Pink Natalia Billa Art Studio

Quem aí se animou para um rosinha em casa? \o/

O post anterior foi sobre azuis escuros e médios! Espie aqui!

Se tiverem dúvidas ou fotos de referência que queiram descobrir a cor, me mandem! =)

 

 

 

 

Posted by:nataliabilla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *